sábado, 23 de fevereiro de 2013

SIMCA CHAMBORD

 

Dirigindo,  ninguém chamava carro nacional de carroça. Primeiro carro de luxo fabricado no Brasil, modelo frances com um toque americano no chamado rabo de peixe.

Eu morava em São Vicente na década de 1950, os ônibus saiam da Praça João Mendes, hoje ligada à Praça da Sé. Viação Cometa, Expresso Brasileiro…

viação-cometa-ônibus-santospg

O bom e para poucos era descer de Expresso Luxo, uma frota de carros que fazia - e faz até hoje - a ligação entre São Paulo e o litoral, desciam e subiam a serra várias vezes por dia. E qual era o carro preferido por eles? O Simca Chambord, quando a alternativa era o Aero Willys.

 

Simca Chambord foi o nome de um automóvel produzido pela Simca francesa entre 1958 e 1961, desenvolvido a partir do Simca Versailles. Tal como este, imitava os automóveis americanos da época. Foi o primeiro automóvel de luxo a ser construído no Brasil sob licença, desde 1959 até 1967. O Chambord também marcou uma época por ser o veículo usado pelo ator Carlos Miranda, protagonista da popular série de TV O Vigilante Rodoviário.

 

 

Comercial do Carro Simca Chambord

Na cultura popular

Simca Chambord é o nome de uma canção da banda brasileira Camisa de Vênus, que fazia uma homenagem ao veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário