Passado o frenesi do casamento real na Inglaterra, volto à um ponto interessante, não sobre a magia de casar com príncipes, princesas, reis, rainhas...
o Príncipe Harry e Meghan Markle
Mas referente à declaração racial da agora condessa a atriz Meghan Markle, de pai branco e mãe negra, ela se declara biracial nos Estados Unidos.
Thomas Markle com Meghan Markle criança
Cá nesse Brasil após as cotas afirmativas, foram as mais variadas declarações, mas o tema central foi: “Não é negra, olhe os traços finos, fez plástica de rinoplastia, clareou a pele, quando criança era diferente, é palmiteira”. Não vou comentar, pois muita gente já fez isso. Há a forma como você se vê, há a maneira como os outros lhe veem, e o que você realmente é ou significa na sociedade. Até quando um descendente de africanos, conserva sua origem? O que vale o conceito brasileiro uma gota de sangue branco, branco. Ou conceito europeu, uma gota de sangue negro, negro.
Doria Ragland mãe de Meghan Markle
Vou citar algo diferente, e se ela não se afirmasse como biracial? Com uma mãe presente no casamento com um chapéu (ah os chapéus de casamentos...) que remete as boinas dos militantes do Partido dos Panteras Negras. Não vou questionar essa possibilidade, vou mergulhar na história da família real inglesa.
Carlota - Por Esther Denner, 1761
A rainha Shophie Charlotte de Mecklenburg-Strelitz, (19 de maio de 1744 - 17 de novembro de 1818) foi uma rainha britânica consorte e esposa do rei George III da Inglaterra. Seu marido o rei George III era o rei quando houve a Guerra de Independência dos Estados Unidos, depois foi declarado louco e afastado do trono. A Rainha Charlotte é a avó da Rainha Vitória a grande Imperatriz do então poderoso Império Britânico.
Rainha Charlotte por Allan Ramsay , 1761
A Rainha Charlotte, alemã de nascimento, teve ainda em vida cobranças de suas origens africanas, declarações de seus súditos, quadros com suas feições africanas suavizadas ou acentuadas por artistas. E de onde viriam essas origens africanas?
Sophie Charlotte descendia diretamente de um ramo africano da Casa Real Portuguesa, Margarita de Castro y Sousa. Seis linhas diferentes podem ser traçadas desde a Princesa Sophie Charlotte até Margarita de Castro e Sousa. Durante quase setecentos anos a Península Ibérica, foi dominada e colonizada por mouros africanos. Esses era os reis, rainhas, príncipes, princesas e nobres. A primeira rainha negra da Inglaterra?
A Rainha Charlotte era cobrada por sua descendência, de cinco ou seis ancestrais africanos. Os mouros são os culpados?
Eles invadiram, a Espanha, Portugal, França, Itália...
Hugo Ferreira Zambukaki
Para saber mais sobre a polêmica:
Meet Sophia Charlotte, the First Black Queen of England - http://atlantablackstar.com/2015/10/14/meet-sophia-charlotte-first-black-queen-england/
Carlota de Mecklemburgo-Strelitz
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlota_de_Mecklemburgo-Strelitz
Queen Charlotte: Was She the First Black English Queen?
https://heavy.com/news/2018/05/queen-charlotte-black-african-mixed-race/
Nenhum comentário:
Postar um comentário